fbpx

Preparando novos colaboradores para o sucesso

Integração Organizacional utilizando a ferramenta do Eneagrama

Por Kyra Wainstein, Soluções Integrativas de Eneagrama | 3 de junho de 2022 

Introdução

Não há dúvida de que organizações em todo o mundo investem tempo, esforço, energia e recursos consideráveis em seus processos de recrutamento. No ambiente de negócios complexo e extremamente competitivo de hoje, o foco está em encontrar as pessoas ‘certas’ com as habilidades ‘certas’ para preencher as vagas. 

Para executivos seniores em organizações que vão de startups a grandes corporações multinacionais, contratar ‘boas pessoas’ é um de seus maiores desafios. No entanto, a maioria das organizações parece sofrer de uma falha fatal em seus planos de recrutamento: uma vez que tenham as pessoas ‘certas’ com as habilidades ‘certas’.


Muitos Profissionais de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional que a integração é feita em suas organizações. De fato, pode ser – no entanto, a maioria das pesquisas e evidências sugerem que o tipo de integração que está sendo feito nas organizações é, na melhor das hipóteses, limitado. Aparentemente, para a maioria das organizações, a integração equivale a dar uma volta no escritório para conhecer todos, preenchendo uma série de formulários e passando por uma apresentação em PowerPoint detalhando o organograma.


Quando novos funcionários entram em uma organização com toda a admiração e entusiasmo que vem com um novo emprego e não conseguem o que precisam, a tração é perdida quase imediatamente e eles estão efetivamente preparados para o fracasso. Na melhor das hipóteses, essa perda de tração significa que os novos recrutas levam muito tempo para se adaptar e começar a se apresentar. Na pior das hipóteses, essa perda de tração significa que os novos funcionários provavelmente deixarão a empresa. Na verdade, hoje aproximadamente um terço de todos os novos contratados deixam seus empregos após cerca de seis meses.


O custo para a organização em tempo, dinheiro e recursos perdidos ou desperdiçados como resultado de processos de integração insuficientes é incalculável. A pergunta deve ser feita: o que as organizações podem fazer para preparar melhor os novos recrutas à medida que entram em seu novo ambiente de trabalho?

Embora a reformulação das iniciativas de integração existentes para melhorar as taxas de retenção de novos contratados certamente seja uma forma de preparar os novos recrutas para o sucesso, acreditamos que é necessário repensar completamente a integração. Acreditamos que a integração é mais uma questão de descobrir como encaixar novos recrutas na cultura existente e prepará-los para o sucesso. Dado isso, e o fato de que pessoas diferentes podem ter necessidades diferentes no processo de integração, o Eneagrama oferece uma lente útil para a integração organizacional.


Integração organizacional reinventada

As últimas tendências nas disciplinas de Desenvolvimento Organizacional, RH e Mudança confirmam essa crença de que a forma atual de integração é amplamente problemática. Entre os muitos desenvolvimentos importantes no pensamento e na prática, destacam-se os seguintes:

  • No passado, os funcionários concentravam seu aprendizado na aquisição das habilidades necessárias para suas carreiras. Hoje, a carreira em si é uma jornada de aprendizado.
  • A experiência do funcionário e, especificamente, quão construtiva e envolvente essa experiência é, surgiu como o novo contrato entre a organização e seus funcionários.
  • O aprendizado não é mais sobre conformidade e regulamentação e deve ser uma experiência sempre ativa que permita que os funcionários desenvolvam habilidades perfeitamente, conforme necessário e em seus próprios termos.


Nos ambientes organizacionais altamente complexos e dinâmicos de hoje, onde o foco está na construção de uma cultura de aprendizado contínuo, adaptabilidade, crescimento e desenvolvimento pessoal, a entrada de um novo recruta na organização se torna um momento crucial. Como esse indivíduo é trazido para a dobra organizacional e nutrido é crucial para o sucesso pessoal e organizacional e indica se essa cultura se estabeleceu na organização.


Ainda não está convencido de que a integração eficaz é tão importante? Considere essas estatísticas como evidência de quão crucial esse momento realmente é:

  • o custo de substituição de um funcionário pode variar de R$ 3.000 a R$ 12.000 , dependendo do cenário
  • 22% da rotatividade de pessoal ocorre nos primeiros 45 dias de trabalho
  • 91% dos funcionários permanecem por pelo menos um ano (e desses, 69% permanecem por pelo menos 3 anos) quando as organizações têm um programa de integração eficiente


Então, o que tudo isso significa para a integração? Há uma necessidade de uma nova e reimaginada rotação na integração, que a reconheça mais como um processo contínuo do que um evento único. O onboarding organizacional reinventado, portanto, traz para as organizações a possibilidade de iniciativas personalizadas e orientadas para os funcionários em um ritmo que se alinha às necessidades do novo recruta e do negócio, sem ser caro ou oneroso para a organização.


Como o tipo e o instinto do eneagrama podem dar sabor à integração

Pessoas diferentes têm necessidades diferentes no processo de integração, o que é facilmente visto pelas lentes do Eneagrama. Sabemos que os indivíduos que ressoam com diferentes tipos de Eneagrama serão motivados a se envolver em um novo ambiente de trabalho por coisas diferentes. No nível mais simples, entender com qual tipo cada novo recruta ressoa oferece uma visão de onde o foco inicial deve estar quando esse recruta entrar na organização:

Artigos recomendados

Eneatipo

Motivação Central

Foco inicial no Novo Ambiente de Trabalho

Consideração de Integração

Tipo 1

Tem que fazer a coisa certa/boa

É provável que se concentre em se familiarizar com os procedimentos operacionais padrão, políticas e diretrizes usadas na organização.

Como ponto de partida, pode ser útil dar aos novos recrutas do Tipo 1 uma oportunidade de entender os padrões pelos quais serão medidos e construir sua confiança em torno das maneiras 'certas' de fazer as coisas.

Tipo 2

Tem que ser apreciado e querido

Provavelmente desejarão se conectar com as várias partes interessadas com as quais trabalharão e servirão.

Dar aos novos recrutas do Tipo 2 o espaço para fazer conexões, construir relacionamentos e desenvolver uma compreensão das necessidades de suas partes interessadas servirá para eles à medida que se estabelecerem em suas novas funções.

Tipo 3

Tem que ofuscar o resto

É provável que queira esclarecimentos sobre as 'regras do jogo', os objetivos e expectativas e como as coisas serão medidas.

Ao tornar as expectativas transparentes e, em seguida, permitir que eles entendam qual é a maneira mais eficiente de fazer as coisas, é provável que os novos recrutas do Tipo 3 queiram ser deixados para continuar com as coisas e fazê-las acontecer.

Tipo 4

Tem que ser único e autêntico

É provável que se concentre em obter um senso genuíno de qual será sua contribuição única na organização.

Para ajudar os novos recrutas do Tipo 4 a se estabelecerem em seu espaço com autenticidade, as organizações podem ajudá-los a conectar os pontos entre seu valor agregado exclusivo e o sucesso organizacional.

Tipo 5

Tem que entender

Provavelmente deseja acesso a recursos organizacionais e repositórios de conhecimento.

Ao dar a eles a oportunidade de agir como esponjas, absorvendo e aprendendo o máximo que puderem, os novos recrutas do Tipo 5 provavelmente se sentirão mais acomodados à medida que se tornarem especialistas em seus domínios.

Tipo 6

Tem que estar seguro e pertencer

Provavelmente se concentrará em conectar-se com outras pessoas, tornando-se parte de uma comunidade e encontrando colegas para trabalhar ao lado.

Ao aproveitar o sentimento de pertencimento do recruta do Tipo 6, é provável que ele se sinta seguro em seu novo ambiente e mais aberto para se envolver com a tarefa em questão.

Tipo 7

Tem que experimentar tudo, evitar a dor

Probabilidade de querer se concentrar no quadro geral e na visão tanto da organização quanto de suas funções específicas na organização

Como ponto de partida para os novos recrutas do Tipo 7, é muito útil que eles tenham uma noção do que é possível e tenham a oportunidade de passar algum tempo explorando a visão e as possibilidades.

Tipo 8

Tem que estar no controle

É provável que concentre sua atenção tanto na estratégia quanto nos objetivos e no que está sendo feito para alcançá-los

Dar aos novos recrutas do Tipo 8 a sensação de que as coisas estão sob controle e permitir que eles continuem com seu trabalho provavelmente fará com que eles se sintam capacitados para assumir o controle de seu espaço.

Tipo 9

Tem que manter o equilíbrio

Provavelmente procurando se conectar ao ritmo da organização e encontrar uma sensação de seu alinhamento com essa 'batida de tambor'.

Inicialmente, dar aos novos recrutas do Tipo 9 alguma liberdade para explorar e passear, provavelmente permitirá que eles encontrem seu fluxo e apoiem sua capacidade de aparecer totalmente na organização.

Ao pensar em uma nova maneira de abordar a tarefa muito importante de integrar novos contratados em uma organização, você pode ver como pode ser útil aproveitar a sabedoria do Eneagrama.

Além de alavancar esses Tipos de Eneagrama, o Instinto dominante de uma pessoa também pode influenciar suas necessidades e prioridades ao integrá-la à organização das seguintes maneiras:

  • Aqueles com um instinto de autopreservação dominante provavelmente apreciarão um foco inicial no espaço de trabalho, fornecendo recursos e a oportunidade de ‘instalar-se’ e ‘segurar’ seu espaço.
  • Aqueles com um Instinto Um para Um dominante podem gostar de receber um mentor/guia com quem possam se conectar em um nível mais pessoal para entender as experiências dessa pessoa na organização.
  • Aqueles com um Instinto Social dominante provavelmente querem saber como e onde se encaixam e ter a oportunidade de navegar na dinâmica das pessoas, atendendo a todos os principais pontos de contato da organização.

 

Projetando um programa de integração com o Eneagrama em mente

 

Em última análise, devido à natureza dinâmica do Eneagrama e à vasta gama de possibilidades para sua aplicação no processo de integração, será benéfico tanto para os novos recrutas quanto para a organização como um todo. Quando você reconhece que a integração é um esforço contínuo até que os novos recrutas sejam capazes de cumprir os padrões esperados deles e atingir as expectativas de desempenho pessoal e organizacional, o poder do Eneagrama se torna inegável.

Ao iniciar os esforços de integração com insights sobre os novos tipos de Ennea e os instintos dominantes dos novos recrutas, aqueles que lideram os esforços de integração podem integrar esses dados em todos os componentes do programa, desde o estabelecimento de um ‘sistema de amigos’ que conecta pessoas que se identificam com o mesmo tipo ou instinto dominante ou alocação de mentores/treinadores para novos recrutas de acordo com o tipo ou combinações de instinto, para acoplar sessões práticas ou workshops de mergulho profundo para construir experiência funcional e organizacional tanto para aplicação no trabalho quanto para atividades de desenvolvimento pessoal.

Em última análise, o Eneagrama abre um mundo de potencial para os profissionais de desenvolvimento à medida que eles pensam em projetar e desenvolver programas de integração que realmente cumpram sua intenção – preparando novas contratações para o sucesso. De fato, usar a sabedoria do Eneagrama e incorporá-lo a um programa de integração robusto oferece aos profissionais a oportunidade de direcionar o desenvolvimento individual, de equipe e organizacional, todos essenciais para garantir que novos recrutas encontrem seu espaço na organização e se tornem produtivos, engajados funcionários o mais rápido possível.

 

Conclusão

“Eu realmente acredito que a integração é uma arte. Cada novo funcionário traz consigo um potencial de realização e sucesso. Perder a energia de um novo contratado por uma integração ruim é uma oportunidade perdida.”
– Sarah Wetzel, Diretora de Recursos Humanos da Engage: BDR

A realidade é que as organizações têm apenas uma chance de obter a integração correta. Uma das melhores maneiras de fazer isso é desenvolver um programa de integração robusto que aproveite o Eneagrama. Ao integrar uma compreensão dos tipos de Ennea dos novos recrutas (por exemplo), as organizações são capazes de transformar a transição para uma nova organização em uma experiência transformadora. Essa abordagem fornece flexibilidade e garante que qualquer organização, independentemente do tamanho e dos recursos, possa melhorar seu programa de integração atual e avançar para uma abordagem mais eficaz.

 

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba um e-book da personalidade totalmente gratuito?

Inscreva-se para receber seu e-book gratuito, insights e atualizações de novos cursos.